segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Introdução

O que é o tempo? Todos os dias, ao sairmos de casa, para os nossos trabalhos ou escolas, damos de caras com o que chamamos tempo. Falasse muito sobre ele, facto que não oferece surpresa para a humanidade, pois se considerar-mos o efeito que exerce na nossa disposição, forma como nos vestimos e mesmo aquilo que comemos, verificamos que o tempo e algo do passado, mas presente e futuro.
No entanto, o clima não é a mesma coisa que o tempo. É, isso sim, o padrão médio de tempo para uma determinada região durante o período alargada. Ou seja, apesar de não ser o mesmo está inter-relacionado e sempre variou em função de causas naturais, e assim continuará a ser. Porém, as causas naturais explicam apenas uma pequena parte do aquecimento global, investigado na actualidade. A grande maioria dos cientistas concorda que tal se deve a crescentes concentrações de gases de efeito de estufa que mantêm o calor na atmosfera e que são causados pela actividade humana.
Sempre ouvimos falar em alterações climáticas, é algo que já nos habituamos a escutar, quer nas escolas, quer nas nossas próprias casa. Os protagonistas dessas alterações sempre nos foram familiares, e difícil ou digamos quase impossível encontrar alguém que nos dias de hoje nunca tenha ouvido fala em CFC’s, CO2, CH4. Porem os mecanismos que nos bastidores os fazem nascer, os chefiam e levam a dissipar-se, só há pouco tempo são conhecidos.
A contínua mudança do tempo atmosférico (clima) e os fenómenos relacionados com este interessam desde sempre os homens que, no passado, dependiam muito mais do que nós dos caprichos meteorológicos. Uma geada no tempo errado, uma seca fora de época, podia significar, para os nossos antepassados, um período de carestia, com a agravante de poderem morrer a fome. Por isso, em todas as partes do mundo, os Homens tem observado e escutado os fenómenos meteorológicos com grande atenção, e devido a moderna tecnologia, hoje, começamos finalmente a conhecer relativamente bem o funcionamento do clima.
Ele está a mudar e isto e visível a olho nu, não e necessário saber-se de ciência para percebermos que o clima está a modificar-se, por nossa culpa, culpa do Homem e dos seus gastos energéticos, e necessário parar, ver e agir. Mas o que podemos nos fazer? Qual o impacto no meio? Será que a aplicação de energias renováveis e o suficiente para parar as alterações? Perguntas estas que necessitam uma resposta urgente. O mundo esta em mudança e necessita da nossa ajuda para sobreviver e para conseguirmos viver.

1 comentário:

  1. Gostamos muito das imagens...levam o seguidor do blogue à reflexão!
    muito bem conseguido!

    ResponderEliminar